Materiais e Recursos para eLearning

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Materiais e Recursos para eLearning


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Revista de Educação para o Século XXI

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Reflexão Final _ Grupo 1

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Teaser

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[trabalho de grupo com Hélder Pereira]


Recursos Educacionais Abertos

Seleção de dois REAs

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(clicar na imagem para visualizar a apresentação)

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Seleção e utilização de REAs

Partilha de 3 fontes / repositórios de recursos educacionais abertos

WorldCat

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http://www.worldcat.org/

É uma das maiores redes de conteúdos e de serviços de biblioteca.
Permite realizar pesquisas em diversas bases de dados de bibliotecas e devolve resultados de livros, músicas e vídeos.

eLearning Brothers

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http://elearningbrothers.com/

É uma vasta biblioteca de recursos gratuitos e pagos para diversas ferramentas.
Disponibiliza templates, jogos, modelos, cenários, gráficos, personagens com diversas expressões emocionais, ilustrações temáticas, áudios, vídeos. Estes recursos destinam-se a diversos softwares: Adobe Captivate, Articulate Storyline, Lectora, Powerpoint, iSpring e Moodle.

Teacher Tube

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http://www.teachertube.com/

Serviço gratuito que constitui uma alternativa aos sites tradicionais de vídeos. Devolve resultados de vídeos realizados por professores de diversas áreas de formação.
Pretende ser um site de vídeos realizados por professores para visionamento por parte de alunos com a finalidade destes aprenderem conceitos e habilidades.

 


Recursos Educacionais Abertos

Tópico 1 – elaboração de uma bibliografia anotada

Referência

Johnstone, S. M. (2005). Open Educational Resources Serve the World. Educause, (3), 15-18. Acedido em 20 de novembro de 2015, em http://net.educause.edu/ir/library/pdf/eqm0533.pdf.

Palavras-chave

Recursos educacionais abertos, vantagens REAs, futuro

Resumo

Um artigo já antigo mas que revela, em 2005, pontos positivos e benefícios na utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REAs). Enfatiza vários benefícios no uso e partilha dos recursos educativos na internet.

Aborda a necessidade de utilização dos direitos de autor. Refere alguns aspetos que os REAs devem ter e suas propriedades: criar, adaptar, usar; com qualidade. Exemplifica uma série de projetos a nível mundial como promissores de futuro.

Refere como visão, a partilha com o foco nos processos de ensino aprendizagem. Refere o prazo de 10 anos como massificação dos REAs de qualidade.

Comentário

Artigo com 10 anos mas que revela bem a importância e o futuro (dado na altura) aos REAs.

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Referência

Amiel, T., Orey, M. & West, R. (2011). Recursos Educacionais Abertos (REA): modelos para localização e adaptação. Educação Temática Digital, 12, 112-125. ISSN: 1676-2592. Acedido em 20 de novembro de 2015, em http://periodicos.bc.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1206/1221.

Palavras-chave

Diversidade cultural, REAs, objetos de aprendizagem, design instrucional

Resumo

Apesar da grande diversidade de REAs existentes, é necessário ter em consideração aspetos que REAs criados em certos locais, ao serem adaptados, devem ir ao encontro das realidades noutros locais. São apresentadas estratégias e as suas justificações, para que as questões culturais no processo do design dos objetivos de aprendizagem.

Faz uma abordagem do design dos REAs com base em nove requisitos. São apresentadas três alternativas ao modelo tradicional de design instrucional: RESC (Recursos Educacionais com Saliências Culturais),  n-Cultura (o recurso poderá ser utilizado em diferentes contextos, trazem ao grupo de desenvolvimento pessoas com a necessária diversidade); REAC (Recursos Educacional com Adaptações Culturais).

Comentário

Apresenta estratégias com base na flexibilização cultural e adaptabilidade dos REAs.


 

Tópico 1 – artefacto sobre as potencialidades e desafios dos recursos educacionais abertos

Artefacto 1


 

 

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